O que é o Movimento Responsabilidade de Peso?

Conheça tudo sobre este Movimento.

É fato que a economia de São Paulo tem em nossas rodovias o principal agente promotor de seu progresso. Esse é o principal modal logístico para escoamento de toda produção do nosso Estado, razão pela qual precisa estar em adequadas condições para o tráfego seguro dos caminhões e das cargas transportadas. Para tanto, além de um traçado adequado e o pavimento bem feito, a sua durabilidade e conservação depende diretamente das condições de seu uso.

A carga adequada é aquela estabelecida nas normas, mas a responsabilidade prática de observação desse limite é um processo que envolve responsabilidades do embarcador, transportador e recebedor no destino final. É preciso então que a lei que disciplina o limite legal de peso seja respeitada em todas essas etapas, da origem ao destino.

Consciente desta responsabilidade e incentivador das boas práticas por parte de seus associados, o SINDAREIA e SINDIPEDRAS lança na cadeia produtiva em que o setor produtor de agregados estão inserido, a cadeia da construção, o "Movimento Responsabilidade de Peso", convocando produtores, transportadores e consumidores de brita para uma ação conjunta de responsabilidade social, estimulando-os ao compromisso de todos para garantir estradas mais seguras e amplo respeito a todos os usuários das rodovias paulistas.

REPRESENTATIVIDADE E CONQUISTAS

Acompanhe a Timeline

importante destacar que ao longo de sua trajet?ria como entidade do setor, o SINDAREIA construiu um hist?rico de atua??o que tem garantido in?meros feitos relacionados ?s boas pr?ticas nas atividades de produ??o e comercializa??o de brita. S?o in?meras as iniciativas que trouxeram aperfei?oamentos e melhorias para o setor, estando dentre elas, nas duas ?ltimas d?cadas as seguintes:

UMA RESPONSABILIDADE CONJUNTA

Para que tenhamos segurança nas estradas é imprescindível o compromisso de cada parte envolvida com o transporte de cargas:

1. Empresários do setor de produção de areia do Estado de São Paulo já estão alinhados para um rigoroso controle de peso em suas expedições, empregando equipamentos de precisão e equipes treinadas no embarque de seus produtos. Para sinalizar esse compromisso, selos de "certificação de peso" serão adesivados nas notas fiscais em cada embarque.

2. Aos clientes de areia cabe a atenta observação durante a contratação da empresa que fará o atendimento ou intermediação de seus pedidos. É possível que esteja havendo negligência sobre o limite legal de peso sempre que o preço do transporte estiver muito abaixo do convencional de mercado. É válido lembrar que os excessos de carga também podem estar relacionados à sonegação fiscal. Fique atento!

3. Para sustentar essa conduta ética, transportadores autônomos e empresas de logística precisam se comprometer a não acrescentar cargas de outras origens durante o trajeto, de maneira a não exceder o peso máximo da carga prevista em lei. Manter a manutenção e características adequadas dos veículos também é de extrema importância para a segurança no transporte.

4. A fiscalização do peso dos veículos é a mais importante contribuição esperada pelos produtores/embarcadores dos órgãos competentes, uma vez que o procedimento garante a segurança, durabilidade de pavimento e impede a concorrência desleal.

MATERIAIS E SUPORTE

Para incentivar a adesão ao "Movimento Responsabilidade de Peso" foi preparado vários materiais informativos e para sinalização, dentre eles folders, adesivos, cartilha, placa e outros informativos. Faça o download de cada um e ajude-nos a multiplicar esta causa!

5. Projetado em forma de adesivo, o selo tem o tamanho ideal para ser fixado no campo de dados adicionais da sua nota fiscal. Inclua este selo em seus documentos e mostre aos seus parceiros que sua empresa respeita os limites de carga!

Solicite seus selos

Empresário, contate o SINDAREIA e solicite a quantidade de selos que melhor atende sua demanda:
    Visite o Instagram do Movimento @mrpmovimento.

6. Impressa em PVC, material de grande durabilidade, a placa já vem com fitas adesivas na parte de trás e pode ser aplicada nos vidros ou murais da expedição. A presença da placa mostra a todos que por ali passam queos limites serão respeitados.

Solicite suas placas

Visite o Instagram do Movimento @mrpmovimento.

7. Versátil, o adesivo de caminhão também pode ser aplicado em portas e caçambas. Escolha o melhor local em seu veículo e mostre a todos que sua empresa respeita os limites de carga!

Solicite seus adesivos

8. Solicite seus adesivos

Entre em contato conosco e faça o certificado da sua empresa: email: sinda@sindareia.com.br